Atualmente a mulher não é valorizada como o homem ainda, mas suas lutas e conquistas a levaram um pouco além, como em empregos considerados masculinos, ocupados agora por elas; mães solteiras e "chefes de família" mais aceitas pela sociedade; e até a defesa de seu estado físico e emocional, com leis como a da Maria da Penha, reivindicando o direito delas não se submeterem à força masculina. Mas a igualdade, como a de muitos outros grupos considerados inferiores ainda não foi atingida.
Incrivelmente, na conhecida Idade da Pedra, onde os humanos surgiram e foram se desenvolvendo, a mulher era vista como uma Deusa, por gerar e ter um filho (na época sem explicação e envolvimento do homem) e por sangrar por vários dias e não morrer. Depois que o machismo imperou com a Idade Média e a visão de existir só um deus (religiões monoteítas) houve a matança de várias mulheres, consideradas "bruxas" (Inquisição). Depois de tudo isso a mulher passou a ter valor (literalmente, com os dotes de casamento) somente como esposa e dona de casa. Consequências horríveis surgiram, como o machismo excessivo, gerando o preconceito e autoritarismo por todos os homens praticamente, além da falta de mercado de trabalho, dando início à Revolução Feminista. Sem trabalho e com valor somente por suas belas curvas e habilidades em casa, a mulher encontrou mais espaço como diarista ou sem escolha, como prostituta. Foi explorada ridiculamente, tendo valor só pela imagem, fragilidade e com a preconceituosa frase: "lugar de mulher é no tanque ou na cozinha."
Explorada nas capas de revista (de moda ou pornográfica), nas propagandas só de produtos de limpeza e sem valor algum para os homens (sendo estupradas ou espancandas). Perdeu-se todo o encanto do início da história, onde a mulher possuia poderes místicos e tomava conta dos filhos, artesanato e comida, pois tinha o dom para isso. Porém, hoje em dia, isso não significa que o homem não possa descer de seu cargo "superior" para fazer as mesmas coisas que elas ou a mulher subir ao seu cargo para fazer as deles. A luta desde a antiguidade, nunca foi por superioridade dos negros, ciganos, índios, judeus, homossexuais ou das mulheres. A luta sempre foi para que acabasse essa diferença entre superior e inferior, a luta é pela IGUALDADE, esperada até hoje por todas as "minorias". E apesar dos cargos já conquistados, a mulher ainda tem que voltar pra casa cansada e cuidar sozinha dos filhos e marido, ou pagar outra mulher (diarista, que é de menor classe social e sem direitos maiores) para fazer este serviço.
.jpg)
Ainda deverão acontecer muitas lutas por todas as igualdades!
✖ Bárbara S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário