ABANDONOS E
MAUS TRATOS
.
Impressionante como a crueldade é persistente em atos considerados habituais e normais que ninguém percebe ocorrendo todos os dias !
Animais de tração são tão comuns quanto os abandonados nas ruas e não há muita diferença entre os dois casos
.
Vítimas de maus tratos pela ignorância humana, não recebem água nem comida por dias, são abandonados e às vezes até servem de comida para outros animais ou até mesmo para humanos (como a carne de cavalo que é vendida como a de boi frequentemente) quando perdem a "utilidade". Como se tivessem nascido para servirem a seres que se consideram superiores à todas as outras espécies, HUMANOS !
[Animal obrigado a carregar peso maior que o seu]
Burros, cavalos, mulas e bois são obrigados a carregar mais de mil quilos incluindo até materias de construção (quando o permitido é 350 Kg); são obrigados a trabalhar por 10 à 12 horas sem alimento; são esfaquiados, açoitados e até baleados quando suas forças se esgotam; e quando velhos, doentes ou cansados são abandonados como um produto velho em ruas e estradas. Acabam morrendo atropelados, com fome, sede ou entregues à zoológicos servindo de comida aos animais ou à humanos, sendo repassados como carne bovina depois de serem abatidos cruelmente nos matadouros, na maioria das vezes, clandestinos. Há exceções claro, como as pessoas que se comovem com animais feridos e trabalhando em condições extremas. Cuidam, ajudam e até tentam acabar com essa crueldade, mostrando a realidade. Há histórias até de famílias de carroceiros que têm muito respeito pelo cavalo e que o tratam como se fosse um de seus membros. O que deveria acontecer é a frequente coscientização e educação dos carroceiros para alertarem sobre como precisam tratar devidamente o animal, legalizando seu serviço com ONG's de reciclagem ou até mesmo tentando implantá-los no mercado de trabalho, os tirando das ruas, junto com o animal, dando mais dignidade para ambos. Só que a falta de ordem e interesse levam ativistas a fazerem o pouco que conseguem, sozinhos, educando os carroceiros, mostrando compaixão pelos animais, alimentando-os e até os tirando das ruas quando abandonados.

Como ocorre mais frequentemente com cachorros e gatos, quando ativistas têm em suas casas 40, 50 e até 100 animais domésticos. TODOS os abandonados deveriam ser castrados e doados. Amigos não se vendem, como filhos, são adotados ! Só que ainda existe o lucro envolvido nisso, onde cachorros de raça são vendidos até por mais de mil reais e os vira-latas ou até pitbulls (uma raça que sofre grande preconceito hoje em dia) são abandonados e nunca escolhidos para fazer parte de um novo lar. Antigamente o Centro de Controle de Zoonose era o método cruel de acabar com a super população dos animais abandonados, mas em algumas cidades houve a mudança para melhor, já que a máquina de gás que matava os animais por asfixia, foi substituída primeiro pela injeção letal que diminuia a crueldade, mas continuava exterminando animais sadios. Agora já adotaram a técnica de esterilização, com os animais sendo vacinados, castrados, chipados e devolvidos ao ambiente, não tendo que sacrificá-los e às vezes até garantindo sua adoção. Só que infelizmente ainda existem centros que dão o prazo de apenas três dias para os donos acharem seu animal, se não tiverem dono são exterminados. Os que não são mortos são enviados ainda para faculdades e universidades, servindo de cobaias para estudantes de medicina, veterinária, biologia ou farmácia. Nem sempre são operados com anestesia, a chamada vivissecção, (dissecação de animais vivos para estudos) têm membros e órgãos arrancados em nome da ciência e depois jogados no lixo.

Com tanto sofrimento, os cavalos, mulas, burros, bois, cachorros e gatos continuam retribuindo somente carinho e compaixão aos seres humanos. Aguentando trabalhos forçados, maus tratos e mortes violentas, eles tentam em toda sua vida somente fazer de tudo para agradar esta espécie cruel que só pensa em si mesmo. Há vergonha em ser dessa mesma espécie, mas há esperança de um dia poder fazer a diferença de verdade, mostrando a tolos o que os animais realmente merecem: RESPEITO ! ✖ Bárbara S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário