TREINAMENTOFORÇADO
.
Mesmo se fossem bem tratados, animais de circo vivem em um ambiente totalmente anti natural, fazendo coisas que não são normais à eles
e por isso mesmo são espancados até conseguirem executar o número que um artista humano treinado sem crueldade poderia fazer muito melhor em seu lugar
Muitos não se importam e nunca se questionaram como os animais conseguem se equilibrar na corda bamba, passar por arcos de fogo, equilibrar bolas, ficar em pé em escadas, pular de longas alturas dentro de um pequeno tanque e tantas outras coisas que é perceptível não ser natural de um animal tão grande e selvagem. A beleza e inocência do circo parece cegar as pessoas ao crime que cometem ao pagar para se divertir com animais que eram para estar livres como eles. É verdadeiramente cruel e inaceitável treinar animais que se interessam em viver, estar livres e ficar onde deveriam estar, na selva ! Os maus tratos causam consequências irreparáveis, tanto psicológicas como stress, auto mutilações e demências; quanto físicas, como fraturas, perda de membros e atrofiamentos. A falta de socialização com os da mesma espécie, a constante humilhação e tortura fazem deles, animais doentes e totalmente infelizes, talvez até o fim de suas vidas.
As atrocidades cometidas desde a captura até o animal chegar num zoológico ou num circo, estão além da nossa compreensão também. Eles passam semanas privados de alimento, são colocados de cabeça pra baixo para que o coração seja comprimido e consequentemente, para que sintam dor, são amarrados sentados em gaiolas onde nao podem se mexer, tudo isso enquanto apanham e levam choques. Esse é o procedimento "normal" para se capturar um animal, seja na África ou em qualquer outro habitat natural. E quando o animal não suporta mais o stress do cativeiro, acontece os ataques que sempre passam na TV como uma barbaridade, mas na verdade o dono faz por merecer a morte por esmagamentos, mordidas ou patadas. A verdadeira barbaridade é o que fazem com a vida de uma animal que não faz mal nenhum à ninguém, pois vivem (hoje em dia a melhor expressão é VIVIAM) em seu habitat, longe, sem incomodar ninguém.
"O fato dos animais estarem presos, enjaulados e acorrentados, deveria bastar para que não freqüentássemos circos com animais. Circos do passado apresentavam aberrações como atração, o mundo evoluiu e esses números foram eliminados. Os romanos jogavam seres humanos para os leões como forma de entretenimento, a cultura evolui. Até quando vamos ter que ver animais em circos, em sociedades civilizadas? As razões dos responsáveis por cativeiros (zoológicos e aquários) também não são válidas ou insuficientes. Dizem que há uma base educativa nos zoos, mas todos os estudos nesta matéria confirmam que as pessoas não aprendem nada quando vão aos jardins zoológicos. Outro argumento usado é que os zoos servem para preservar ou proteger espécies selvagens em risco. Mas, se virmos bem, também não é verdade. Os zoos acabam por matar animais quando não têm lugar para eles. Como seria de esperar, têm excedentes, não estão preservando as espécies. Devíamos pegar o dinheiro que se gasta nos zoos e aplicá-lo na conservação dos habitats e na proteção das espécies que deveriam estar no meio natural. Um zoo é uma prisão. Parece-me mais correta a idéia de reserva natural, onde os animais podem viver no habitat natural. Devemos ficar longe dos animais. Até quando vamos permitir que se continue explorando criaturas inocentes em nome de LUCRO, tradição e cultura?"
Além de tanta crueldade, ainda há outras exposições que o público acha uma gracinha, como os concursos de cachorros treinados, que visam somente o lucro; e a venda de equinos, bovinos, caprinos e ovinos nos leilões, para criação, exposição ou corridas. É absurdamente antiético, apesar de bem tratados, são treinados e vivem em constante stress para fazerem o certo e agradarem o dono. O que não é normal para qualquer animal, até mesmo doméstico, pois eles têm interesse em viver bem, comemendo bem, brincando bem e agradando o dono não somente para ele ganhar o prêmio ou dinheiro, mas por amor à ele, pois animais sentem (e muito!) mas parece que humanos não se importam com isso, só porquê eles não podem exprimir em palavras, como nós, sobre seus sentimentos.
E para teriminar, a manchete: "Um artista da Costa Rica chocou ao amarrar um cachorro de rua a uma parede e o deixar morrer de fome em uma exposição". Realmente inacreditável tanta crueldade pra nada, talvez já seja tarde demais para ter esperança com a humanidade. ✖ Bárbara S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário