domingo, 5 de outubro de 2008

Flor de lótus


O lótus ou nenúfar era sagrado para os deuses solares, pois ao nascer, esta planta volta-se para o leste como se tivesse prestado honras ao sol nascente. O lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água. Ao amanhecer emerge e floresce novamente. A flor converteu-se no símbolo natural do sol e da criação e ficou, igualmente associada à ideia de "renascimento". A flor de lótus encontra-se, também ligada ao Budismo, não só pela sua forma, que originou o nome da posição adotada pelos budistas em meditação, na tentativa de atingirem o Nirvana ou a felicidade suprema, mas também pelo seu simbolismo: O lótus inclui-se no contexto com o significado de “simultaneidade de causa e efeito” por ser uma planta que produz flor e semente ao mesmo tempo e floresce em lugares sujos como os pântanos. Em sentido figurado, significa “existir” em meio à realidade, ou ainda, desprender-se da ilusão e enxergar a realidade essencial. O Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro. A lenda budista relata que quando Siddhartha, que mais tarde se tornaria O Buda, tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, aonde pisou cresceram sete flores de lótus.