"Atualmente ainda podemos encontrar no mundo dezenas se não mesmo centenas de comunidades humanas a adorar um número variado de deuses na sua cultura religiosa. A questão é: tendo em conta que o politeísmo está muito mais propagado tanto historicamente como nas comunidades atuais, em que ponto não podemos considerar qualquer uma destas religiões politeístas atuais, ou mitologias extintas, a verdadeira interpretação do espiritual e do religioso? Qual destas poderia ser a legítima, aquela que corresponde à verdadeira essência religiosa e mostra o ente ou entes divinos reais? A resposta pode ser muito simples: nenhuma delas.
Sabe-se que todas as religiões nascem da incompreensão do homem pelo mundo que o rodeia e pela imposição de instituições religiosas fazendo-o sentir-se impotente diante de um deus ou mesmo por esperar receber algo em troca pela sua vassalagem religiosa. E se pensarmos nisso, a crença é quase como que um contrato feito entre o homem e deus para garantir uma espécie de moeda de troca, a troca de vassalagem e adoração, por vários motivos, desde sorte nas caçadas da tribo do homem das cavernas até ao acesso ao paraíso por comportamento exemplar nas religiões monoteístas mais atuais. Claro que estas vantagens possuem contrapartidas severas de deus, caso o devoto por alguma razão falhe com a sua obrigação religiosa."

Como qualquer outra regra da sociedade, estas imposições da Igreja parecem existir mais para colocar ordem na cidade do que para salvá-los. Um verdadeiro deus não exigiria tanto para conseguirmos ficar ao seu lado, nos amando da forma que ama. E não daria razão para o homem explicar que tudo que diziam ser milagre é agora comprovado pela ciência como fenômenos possíveis de acontecer. Será mesmo que esta ideia distorcida da Idade Média de dizer "Porque Deus quis" não está também ultrapassada como as mitologias extintas?
Finalmente há a simples questão: tantas histórias onde cada um aumenta um pouco possuem uma coisa em comum, a mesma força superior guiando à todos. E isto pode ser explicado de forma simples com a ignorância do homem das cavernas em saber o porquê da mulher gerar um filho, a chuva cair do céu e um terremoto destruir tanto. São somente fatos que ainda não tinham sido explicados cientificamente, como a origem de toda a Terra. As respostas estão em nossa frente inclusive para as perguntas que ainda não as têm, é um caso de se esperar e com toda a inteligência que temos, descobrir a causa e origem de cada fato, como descobrimos sobre coisas que antes achávamos tão complicadas. E como diria: "Deus escreve certo por linhas tortas" talvez seja força de expressão para explicar que conseguimos descobrir sobre os mais profundos mistérios. ✖ Bárbara S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário