domingo, 19 de outubro de 2008

Straight Edge


Uma vida livre de drogas, bebidas ou cigarros, nada de sexo promíscuo ou sem responsabilidade, preocupação com o meio ambiente e os direitos dos animais, exaltação de valores como sinceridade e humanidade. O Straight Edge surgiu na cena hardcore em meados da década de 80, quando o movimento punk estava em decadência. A expressão foi retirada da música de mesmo nome, executada pela extinta banda Minor Threat, e pode ser traduzida por "linha reta". Inicialmente, a intenção era pregar a rejeição das drogas e do sexo irresponsável. Hoje, os SxE de todo o mundo assumem também o compromisso com a preservação do meio ambiente e quaisquer formas de vida nele existentes. Por isso, muitos (não todos) são adeptos do vegetarianismo ou são vegan. No entanto, as reuniões do grupo não são embaladas por suaves sons de cataratas, na verdade, sua música aproxima-se do heavy metal e é a forma de divulgar ao mundo a filosofia Straight Edge. O "X" em questão é uma alusão à lei americana da década de 60, que proibia a venda de bebidas alcóolicas aos menores de dezoito anos, sendo que estes deveriam ser identificados nos bares pelo "X" carimbado nas mãos. Embora não esteja diretamente relacionado a nenhuma religião, o SxE possui dogmas e a frase "entender a necessidade do prazer, avaliando suas consequências". Enfim, seria o tipo de rock e estilo de vida que qualquer mãe não repudiaria do filho seguir. Mesmo com a música barulhenta e o visual expressivo, o estilo de vida tranquiliza os pais a deixarem os jovens se divertir, já que é de uma forma totalmente consciente. Uma forma de vida que os levarão à algum lugar, com conhecimentos para a vida toda. Um jeito de agradar os ouvidos e consertar a vida de vários jovens que caem na decadência, já mesmo na adolescência, por influência de seus ídolos ou amigos. Além de ser bem aceito pela sociedade em geral, conseguindo consertá-la, conscientizando-a para os problemas de hoje em dia. ✖ Bárbara S.

3 comentários:

Marina R. disse...

O Straight edge se iniciou quando um bando de junkies perderam uma aposta para crentes em um jogo da velha e por isso foram fadados a seguir Jesus e nunca mais utilizar entorpecentes, como eles eram o"x" naquele jogo foram obrigados a tatuar o X nas mãos como marca da vergonha eterna. x]

Moi-même disse...

Fique zoando.. Querida adolescente velha, estamos mais perto deles do que imagina HAHA

Marina R. disse...

Aleluia irmã.
HAHAHHA